Recebimento: Aguardando receber |
Fase: Projeto de Lei Arquivado pela Rejeição em Plenário |
Setor:Arquivo Geral |
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Documento(s) da tramitação:
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Recebimento: 28/11/2023 14:41:12 |
Fase: Discussão e Votação do Projeto de Lei |
Setor:Plenário |
Envio: 02/04/2024 11:54:08 |
Ação: Adiamento/Vista
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Tempo gasto: 125 dias, 21 horas, 12 minutos
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Complemento da Ação: Concedido vista do projeto ao vereador Egmar - o Guigui, na sessão ordinária do dia 01/04/2024.
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Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
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Recebimento: 14/11/2023 12:30:27 |
Fase: Emitir Parecer do Projeto de Lei na Comissão de Mérito |
Setor:Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Saúde, Assistência Social, Obras e Meio Ambiente |
Envio: 22/11/2023 11:40:37 |
Ação: Projeto encaminhado para Discussão e Votação
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Tempo gasto: 7 dias, 23 horas, 10 minutos
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Complemento da Ação: Segue pareceres da Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Saúde, Assistência Social, Obras e Meio Ambiente, tendo concluido, por maioria de votos, pela admissibilidade da matéria.
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Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
Assinatura Avançada (Sistema) 3417/2023 - Parecer da Comissão Assinatura Avançada (Sistema) 3418/2023 - Voto divergente Assinatura Avançada (Sistema) 3419/2023 - Conclusão
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Recebimento: 31/10/2023 12:25:10 |
Fase: Votar Recurso do Autor em Parecer pela Inadmissibilidade do Projeto de Lei |
Setor:Plenário |
Envio: 14/11/2023 12:28:38 |
Ação: Recurso Aprovado
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Tempo gasto: 14 dias, 3 minutos
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Complemento da Ação: Recurso do autor aprovado na sessão do dia 13/11/2023. Rejeitado parecer da CCJ em apreciação plenária, de acordo com art. 64 § 3º do Regimento Interno. Encaminhado o projeto para parecer na Comissão de Mérito.
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Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
Anexo Simples (sem assinatura) 3203/2023 - Registro de votação
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Recebimento: 18/10/2023 14:42:42 |
Fase: Aguardar Recurso do Autor no Projeto de Lei |
Setor:Plenário |
Envio: 31/10/2023 10:55:25 |
Ação: Recruso Apresentado
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Tempo gasto: 12 dias, 20 horas, 12 minutos
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Complemento da Ação: Recurso do autor apresentado tempestivamente.
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Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
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Recebimento: 17/10/2023 12:44:50 |
Fase: Leitura do Parecer Pela Inadmissibilidade no Projeto de Lei |
Setor:Plenário |
Envio: 17/10/2023 13:04:09 |
Ação: Parecer Lido
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Tempo gasto: 19 minutos
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Complemento da Ação: Parecer de inadmissibilidade lido na sessão ordinária do dia 16/10/2023.
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Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
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Recebimento: 25/09/2023 11:06:16 |
Fase: Emitir Parecer do Projeto de Lei na CCJ |
Setor:Comissão de Constituição, Justiça e Redação |
Envio: 09/10/2023 08:16:30 |
Ação: Parecer pela Inadmissibilidade Total
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Tempo gasto: 13 dias, 21 horas, 10 minutos
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Complemento da Ação: Deliberado por unanimidade,
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Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
Assinatura Avançada (Sistema) 2804/2023 - PARECER CCJ
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Recebimento: 17/08/2023 10:41:43 |
Fase: Emitir Parecer da Procuradoria sobre Projeto de Lei |
Setor:Procuradoria |
Envio: 19/09/2023 11:03:44 |
Ação: Parecer da Procuradoria Emitido
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Tempo gasto: 33 dias, 22 minutos
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Complemento da Ação: PARECER DA PROCURADORIA
PROJETO DE LEI Nº 80/2023
“Fica assegurado à Guarda Civil Municipal acautelarem a seus servidores as armas de fogo de porte pessoal, por ocasião de aposentadoria ou transferência para a inatividade, no âmbito do Município de Linhares”.
Projeto de Lei de iniciativa do Poder Legislativo Municipal, de autoria do vereador RONINHO PASSOS, visando assegurar a Guarda Civil Municipal acautelarem a seus servidores as armas de fogo de porte pessoal, por ocasião de aposentadoria ou transferência para a inatividade.
A competência privativa do Poder Executivo Municipal está inserida nos artigos 31 e 58, inciso XIII e seguintes da Lei Orgânica Municipal. (verbis)
“Art. 31 – A iniciativa das Leis cabe à Mesa, a Vereador ou Comissão da Câmara, ao Prefeito Municipal e aos cidadãos na forma e nos casos previstos nesta Lei Orgânica.
Art. 58 – Compete ao Prefeito Municipal, entre outras atribuições:
(...)
XIII - dispor sobre a organização e funcionamento da administração municipal;”
Preliminarmente, devemos ressaltar que há vício de iniciativa (formal) na presente proposição, pois o projeto de iniciativa do legislativo municipal invade a competência do Chefe do Poder Executivo.
No tocante ao alegado vício de iniciativa, verifica-se que o projeto de lei é inconstitucional por vício de origem, pois é de iniciativa privativa do Prefeito o projeto de lei que versa sobre a direção e a organização da Administração Pública Municipal, conforme artigo 31, c/c artigo 58, inciso XIII da Lei Orgânica do município de Linhares.
Assim, à luz do princípio da simetria, constata-se que o Projeto de Lei N° 80/2023 padece de inconstitucionalidade formal, eis que afronta a Constituição Estadual em seu artigo 63, parágrafo único, inciso III, que dispõe ser de competência privativa do Chefe do Poder Executivo as leis que disponham sobre organização administrativa do Poder Executivo, por afronta ao princípio da independência e harmonia entre os Poderes, bem como material, haja vista que impõe obrigações e gastos financeiros pelo Poder Legislativo ao Executivo, afrontando o Princípio da Separação dos Poderes.
Não obstante o município ter como função efetivar políticas públicas que visam cuidar da segurança pública de forma secundária, a deflagração do processo legislativo que envolva a matéria que se pretende aprovar através da presente proposição, cabe ao chefe do executivo municipal.
Percebemos que o presente projeto impõe obrigações ao Poder Executivo que acabam por invadir a gestão das políticas públicas no âmbito municipal, na medida que acaba por obriga-lo a acautelar arma de fogo de sua propriedade aos servidores aposentados ou inativos que integraram os quadros de servidores efetivos do ente municipal.
De toda sorte, o projeto tem grande relevância social, sendo louvável sua iniciativa, porém a formulação da Política Municipal através de acautelamento de arma de fogo aos integrantes efetivos da guarda municipal, cabe única e exclusivamente ao Chefe do Executivo.
Desta forma, resta evidente o interesse público do projeto de lei em apreço, portanto, para que o mesmo tenha continuidade e, para que seja devidamente aproveitado, sugerimos que o nobre edil encaminhe ao Chefe do Poder Executivo a título de indicação para que o mesmo possa propô-lo nos termos alhures analisado.
Sendo assim, a matéria sob análise cabe exclusivamente ao chefe do Poder Executivo, por se tratar de programa de governo, bem como o que se convencionou chamar nos meios jurídicos de “Reserva da Administração”.
Portanto, no exercício de sua competência e autonomia política cabe ao Legislativo Municipal legislar sobre matérias de sua competência, bem como a atribuição típica e predominante da Câmara é a normativa, isto é, a de regular a administração do Município e a conduta dos munícipes no que afeta aos interesses locais, sem descurar-se de sua atribuição precípua de fiscalizar o Poder Executivo Municipal.
Essas são as considerações sobre os aspectos jurídicos/legais do presente projeto de lei.
A despeito de sua adequação à boa técnica legislativa de que trata as Leis Complementares nº 95, de 26 de fevereiro de 1998, e nº 107, de 26 de abril de 2001, entendemos que há vício de iniciativa na propositura do presente projeto de lei pelos motivos acima delineados.
Tendo em vista o que preconiza o parágrafo único do art. 69 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Linhares, o presente Projeto de Lei deverá tramitar preliminarmente pela Comissão de Constituição e Justiça, bem como ter seu mérito analisado pelas Comissões de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Saúde, Assistência Social, Segurança, Obras e Meio Ambiente, uma vez que a matéria do presente projeto encontra-se dentro de suas competências previstas regimentalmente.
As deliberações do Plenário serão tomadas por MAIORIA SIMPLES, e o processo de votação será SIMBÓLICA, conforme estabelecem os artigos 136, § 1°, inciso I c/c o artigo 153, inciso I, todos do Regimento Interno da Câmara.
Assim a PROCURADORIA da Câmara Municipal de Linhares, após análise e apreciação do Projeto em destaque, é de PARECER CONTRÁRIO À APROVAÇÃO DO PRESENTE PROJETO DE LEI, por ser INCONSTITUCIONAL.
É o parecer, salvo melhor Juízo de Vossas Excelências.
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Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
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Recebimento: 15/08/2023 13:21:00 |
Fase: Emitir Parecer da Procuradoria sobre Projeto de Lei |
Setor:Procuradoria |
Envio: 15/08/2023 13:26:31 |
Ação: Redistribuição Interna
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Tempo gasto: 5 minutos
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Complemento da Ação: Redistribuído internamente ao Procurador João Paulo Lecco Pessotti.
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Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
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Recebimento: 11/08/2023 12:25:17 |
Fase: Leitura do Projeto de Lei |
Setor:Plenário |
Envio: 15/08/2023 13:19:41 |
Ação: Projeto de Lei Lido
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Tempo gasto: 4 dias, 54 minutos
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Complemento da Ação: Projeto de lei lido na sessão ordinária do dia 14/08/2023. Encaminhado para emissão de parecer.
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Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
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Recebimento: 11/08/2023 07:06:21 |
Fase: Protocolar Projeto de Lei |
Setor:Gabinete do Vereador Roninho Passos |
Envio: 11/08/2023 07:06:21 |
Ação: Projeto de Lei Protocolado
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Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
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