Antônio Cesar é Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa do CNPq, e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Durante a pesquisa de doutorado, estudou os processos formativos de redes de organizações da sociedade civil, em específico, de defesa dos direitos humanos no Espírito Santo.

Natural de São Leopoldo (RS), Antônio Cesar mudou-se para Linhares em 2012, onde encontrou uma terra que “maternalmente, acolhe e ampara”, como cita o Hino do município. É professor efetivo, no momento licenciado, da rede estadual de ensino e já atuou no CEEFMTI Bartouvino Costa e na EEEM Emir de Macedo Gomes, o Estadual.

Também é docente da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), das disciplinas de Metodologia da Pesquisa, Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso.

Antônio Cesar mantém a atividade docente, desde que não haja prejuízo ao mandato de vereador, conforme firmado em sua Carta de Compromisso, registrada em cartório no período de campanha eleitoral. Motivado pelo desejo de aliar seus conhecimentos a um projeto político efetivo, democrático e que trabalhe em prol dos interesses da população de Linhares, Antônio Cesar concorreu pela primeira vez, em 2020, ao cargo de vereador e foi eleito com 1038 votos.

Uma de suas primeiras ações foi romper com a chamada “velha política”, ao compor uma equipe de trabalho com critérios técnicos, via processo seletivo. Também integra sua carta de 11 compromissos a missão de votar contra benefícios ou privilégios para políticos, e atuar de forma independente a posicionamentos partidários.

Seu conhecimento, experiência e compromisso também o levaram ao cargo de diretor de Educação da Associação das Câmaras Municipais do Estado do Espírito Santo (Ascames).

Antônio César acredita que é essencial o envolvimento dos moradores de Linhares em seu mandato, por isso, incentiva a participação popular, mantém um gabinete de portas abertas à população e vai prestar contas bimestralmente de todo o recurso recebido ao longo desse mandato.

 
MANDATOS
20ª Legislatura 01/01/2021 a 31/12/2024
Participação em Comissões

Cargo: Presidente (05/04/2021 a 31/12/2022)

Especiais: COMISSÃO ESPECIAL DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE - 2ª Formação
100,00%